terça-feira, 21 de julho de 2015

Testemunho - Oleksandr Bilko (Diplomado da AFTEBI) - República Checa

Estando aqui na República Checa Checa foi uma nova etapa na vida, nova experiencia e claro objectivo de ter concorrido para ERASMUS + foi para ganhar experiencia na minha área e acima de tudo melhorar o meu inglês. Por isso, tudo começou nas aulas de língua. Nos primeiros dias não foi fácil, ter aquele medo de falar para não errar e dizer algum disparate, mas felizmente a nossa professora tinha a nossa idade, o que ajudava imenso. 
No final de cada aula foi para aproveitar a tarde e conhecer a cidade antes do estágio. O centro da Praga pode parecer pequeno, mas tem muitos lugares para visitar, mas o locais mais famosos da Praga são:
- Old Town
- Karluv Most
- Prague Castle
- Museu Nacional de Praga 

O centro da cidade esta cheio de turistas (de Alemanha, China, França, Rússia, Polonia, Inglaterra, Portugal e.t.c) de tal forma que você praticamente não vai ouvir ninguém falar em checo. 
Alguns meus amigos em Portugal que já estiveram em Praga me aconselharam se juntar a uma pagina no facebook portugezes.cz foi onde conheci algumas pessoas e soube que em praga há um café português “Oliveira Café”, é um lugar muito bonito e ao balcão do café trabalhava uma menina checa, eu fiquei surpreendido quando ela começou falar português, tinha algum sotaque mas no entanto tinha um conhecimento da língua portuguesa.


Neste mesmo local ao fim de semana quando havia jogo de futebol conheci alguns jovens de Coimbra, Aveiro, Proto e Lisboa que estavam em praga a estudar na universidade de medicina. Trocamos de contactos e saímos juntos ao fim de semana, eles me mostraram bonitos lugares e explicaram como é Praga em geral.

O meu estágio decorreu em Republica Checa, Praga e tinha o início no dia 20 de Abril de 2015 na empresa EVOCREATIVE.
EvoCreative é uma empresa dedicada sobretudo a criação de web design e marketing, no entanto, dispõe para os seus clientes serviços na área de design gráfico tais como toda linha de identidade empresarial que inclui: logo (logotipo), business card (cartão de visita), letterhead (papel timprado), envelope, cover (capa), embora pode incluir também: graphic design for pencil/pen (desenho gráfico elaborado para o lápis/caneta), notepad (bloco de notas), CD/DVD cover (design da capa para CD/DVD) e.t.c… Tendo formação e experiencia na área de design gráfico e tendo bom conhecimento de programas de desenho vectorial e edição (Illustator, Photoshop) este foi o meu trabalho durante ao longo do estagio.
A EvoCreative é uma pequena empresa, o dono desta empresa é espanhol e tem por volta das 8 pessoas trabalhar a feitio, uma destas pessoas é a secretaria e é a única pessoa checa na empresa, por isso, dentro da empresa única forma para se comunicar era em ingles, o que é perfeito para mim. No meu 1º dia foi bem recebido, a equipa daqui é fantástica. Em algumas empresas (maior parte delas) pode se perfeitamente ver quem é patrão e quem é o empregado, aqui não. Na evocreative durante os meus 3 meses eu vi um grupo de amigos, onde se apoiam, onde há interajuda, onde há saídas para o almoço ao no final de cada mês, ou seja, uma vez por mês a empresa para durante 2 horas e toda gente sai do escritório para irem almoçar juntos e falaram um pouco sobre tudo menos o trabalho.

Ao longo do estágio tive muitos desafios que me ajudaram evoluir e conhecer melhor as programas dominadas. As actividades, que mais desenvolvi, entre outras, foram: Criação de Logo Marca, Cartões-de-visita, Flyers, Banners para impressão e Banners para websites, poster para outdoor no exterior do hotel, capa para o menu e.t.c. 
No entanto, no meio do processo houve sempre reuniões onde falávamos sobre os projectos e partilhávamos nossas ideias.

Em geral achei esta experiencia fantástica desde a formação de língua, passado pelo estagio e momentos vividos na cidade Praga até novos amigos (as) que conheci. Para quem ainda não teve oportunidade de aproveitar o Erasmus +, só posso dizer que é um excelente programa para viverem bons momentos nas vossas vidas, obterem novos conhecimentos e conhecerem novas pessoas. 
Estou feliz por ter concorrido e por ter oportunidade de conhecer esta linda cidade Praga.

Sem dúvida nenhuma é uma experiencia para repetir!




Sem comentários:

Enviar um comentário